Programas em Português

Bem-vindo à Findhorn Foundation
Comunidade Espiritual, Ecovila e Centro Educacional


A Findhorn Foundation é uma associação sem fins lucrativos, parte de uma comunidade espiritual composta de cerca de 400 pessoas e espalhada em torno da baía de Findhorn, ao norte da Escócia.

Fundada em 1962 por Peter e Eileen Caddy e Dorothy Maclean, a comunidade tornou-se conhecida pelo seu trabalho com as plantas e a comunicação com os reinos naturais. Seu compromisso com a prática espiritual no dia a dia e a comunicação com a inteligência da natureza resultaram em jardins extraordinários, desenvolvidos em solo arenoso e árido.

Atualmente a Findhorn Foundation é um centro de educação espiritual e holística que vive e trabalha em estreita colaboração com outras organizações e indivíduos.

A comunidade que cresceu à sua volta continua afirmando a interconexão de toda a vida, através de estruturas espiritualmente, socialmente e economicamente sustentáveis, incluindo o uso de técnicas de construção ecológicas, geração de energia responsável, reciclagem e produção de alimentos orgânicos. A comunidade inclui mais de 40 organizações diversas, todas interconectadas por uma visão positiva da humanidade e da Terra.

Nós não impomos nenhuma doutrina ou crença formal. Acreditamos que a humanidade está envolvida num processo de expansão evolutiva da consciência, gerando novos comportamentos para a civilizaçao , bem como uma cultura planetária impregnada de valores espirituais. Também não disciminamos raça, côr, idade, religião ou orientação sexual.

O conteúdo dos nossos workshops são reflexo da nossa pesquisa coletiva e individual do sagrado na vida diária. Procuramos gerar novas maneiras de interagir com o trabalho, com nossos semelhantes, nós mesmos e com o meio ambiente, num clima de honestidade e de amor.

A Fundação recebe anualmente milhares de visitantes. A maioria permanece no mínimo uma semana para participar realmente da vida comunitária. Para estas pessoas oferecemos a Semana de Experiência como introdução à comunidade e pré-requisito indispensável a outros workshops.

Nossos workshops geralmente são conduzidos em inglês, com exceção de alguns conduzidos em outros idiomas.

Se você tem interesse em aprender inglês, oferecemos uma oportunidade única: Aprendendo Inglês em Comunidade (Learning English in Community), um programa de 4 semanas que combina o estudo da língua com a experiência da nossa vida comunitária.

Outreach Education oferece programas e apresentações com partilhas sobre os valores e as técnicas grupais utilizados na Findhorn Foundation. Se você tem interesse em organizar algum evento em sua região, favor contactar:

Para correspondência em português, bem como informações sobre a Semana de Experiência em Português (o programa essencial de introdução à nossa vida comunitária), por favor escreva para Infelizmente tivemos alguns problemas no recebimento de emails, mas a situação já está normalisada. Desculpem qualquer transtorno que isto possa ter causado.

Durante o verão passado, o jornalista brasileiro Daniel Nunes Gonçalves visitou Findhorn e gostou de vivenciar a Experience Week. De volta ao lar em São Paulo, ele publicou uma reportagem sobre sua experiência em diferentes ecovilas na versão brasileira da revista National Geographic.

Programmes marked with require prior participation in an Experience Week.

Most programmes last one week and run from Saturday to Friday evening, unless otherwise indicated.

Our programmes require a minimum age of 18 years for participation unless otherwise stated in the programme description.

Booking information